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Projeto

HUM-3216: GATES (Grupo de Apoio Tático Educacional de Suporte Cognitivo) - O portal inteligente

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

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ícone Autoria Eloá Maria Casado Souto, Júlio Cézar Medeiros Dantas, Iara Emanuelle Duarte de Macedo
ícone Orientação Dayane Raquel da Cruz Guedes, Antonio Carlos Buriti da Costa Filho
ícone Instituição IFPB - Campus Picuí
ícone Etapa Finalista

Resumo

No Brasil, aproximadamente 2 milhões de cidadãos são diagnosticados com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) e 8 milhões de pessoas com dislexia, dados apresentados pela Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA, 2021). Apesar dos elevados níveis de brasileiros com deficiências cognitivas, é notório que não há um preparo escolar para atender às demandas necessárias para a acessibilidade plena dos estudantes com TDAH e dislexia. Por conseguinte, os alunos, sem suporte e enfrentando estigmas associados aos seus transtornos, sofrem impacto de tal negligência em suas vidas. Nesse contexto, é nítido que há necessidade de uma proposta de intervenção que venha a auxiliar na autonomia do acesso à aprendizagem pelos estudantes e que ofereça aos professores um suporte para promover a inclusão escolar em sua metodologia. Para isso, o GATES (Grupo de Apoio Tático Educacional de Suporte cognitivo), homenageando o empresário Bill Gates – que tem TDAH – e representando uma porta de entrada para uma realidade educacional acessível (Gates significa “portões”, em inglês, uma entrada), objetiva desenvolver um site que funcione como uma rede social da educação inclusiva. De forma clara, os professores poderão anexar conteúdos didáticos de forma acessível para alunos com TDAH e com dislexia, de modo que os discentes de todo o país possam acessá-los. Além disso, existirá uma aba de questões acessíveis ao TDAH e dislexia. Por último, haverá um chat interativo entre estudantes e também com professores. Isso posto, é evidente a essencialidade do projeto na garantia da independência da aprendizagem dos alunos com deficiências cognitivas.

Palavras-chave: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Dislexia, Inclusão

Foto do projeto