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Projeto

SAU-1282: Avaliação da influência das mídias sociais e da publicidade no consumo de alimentos ultraprocessados entre adolescentes de uma escola técnica estadual da zona oeste de São Paulo

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SAU

Ciências da Saúde

Sub-categoria

Nutrição

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ícone Autoria Guilherme Mattas Garcia , Nicolle Andrade Damasceno , Gabriella Mendes Mattos Arrojo
ícone Orientação Renata Juliana da Silva
ícone Instituição Etec Uirapuru
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

As condições de vida moderna estão associadas ao desenvolvimento de novas tecnologias na área da alimentação, que favoreceram o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados. Assim, este trabalho tem como objetivo compreender como as mídias sociais e a publicidade podem influenciar o consumo de alimentos ultraprocessados e os hábitos alimentares de adolescentes estudantes de Escolas Técnicas Estaduais da zona oeste de São Paulo. Para tanto, foi realizada a análise a partir de um questionário online, aplicado via plataforma Google Forms, composto por questões fechadas que buscavam analisar a frequência do consumo de ultraprocessados, os motivos pelos quais são consumidos e o conhecimento dos indivíduos sobre os impactos que esse consumo traz à saúde humana. Os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos adolescentes (69,79%) consome alimentos in natura ou minimamente processados por vontade própria, sendo que 81,25% dos participantes baseiam suas escolhas alimentares mediante a facilidade no preparo. Cerca de 41,67% dos entrevistados utilizam o celular de 6 a 8 horas por dia e 75% consideram excessiva a quantidade de anúncios que aparecem durante o dia. Como conclusão, percebe-se que grande parte dos participantes consome os alimentos in natura ou minimamente processados e opta por eles por vontade própria. Ainda permanecem longas horas do dia expostos às publicidades por meio do celular e mais da metade considera excessivas as propagandas ao longo do dia.

Palavras-chave: Alimentos Ultraprocessados, Mídia, Adolescentes

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