Ciências da Saúde
Nutrição
Resumo
As condições de vida moderna estão associadas ao desenvolvimento de novas tecnologias na área da alimentação, que favoreceram o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados. Assim, este trabalho tem como objetivo compreender como as mídias sociais e a publicidade podem influenciar o consumo de alimentos ultraprocessados e os hábitos alimentares de adolescentes estudantes de Escolas Técnicas Estaduais da zona oeste de São Paulo. Para tanto, foi realizada a análise a partir de um questionário online, aplicado via plataforma Google Forms, composto por questões fechadas que buscavam analisar a frequência do consumo de ultraprocessados, os motivos pelos quais são consumidos e o conhecimento dos indivíduos sobre os impactos que esse consumo traz à saúde humana. Os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos adolescentes (69,79%) consome alimentos in natura ou minimamente processados por vontade própria, sendo que 81,25% dos participantes baseiam suas escolhas alimentares mediante a facilidade no preparo. Cerca de 41,67% dos entrevistados utilizam o celular de 6 a 8 horas por dia e 75% consideram excessiva a quantidade de anúncios que aparecem durante o dia. Como conclusão, percebe-se que grande parte dos participantes consome os alimentos in natura ou minimamente processados e opta por eles por vontade própria. Ainda permanecem longas horas do dia expostos às publicidades por meio do celular e mais da metade considera excessivas as propagandas ao longo do dia.
Palavras-chave: Alimentos Ultraprocessados, Mídia, Adolescentes