Ciências da Saúde
Nutrição
Resumo
O comportamento alimentar na adolescência é marcado pelo consumo elevado de alimentos ultraprocessados e também pela falta de interesse e oportunidade de desenvolver habilidades culinárias, principalmente no sexo masculino. Diante desse cenário, o objetivo do projeto foi promover alimentação adequada e saudável entre adolescentes do sexo masculino. Primeiramente, foi realizada uma avaliação dietética através de um questionário de frequência alimentar eletrônico. Em seguida, foi verificado o tema de interesse para ser desenvolvido em uma palestra e duas oficinas culinárias foram realizadas, cujo foco foi elaborar preparações saudáveis. Após a execução das oficinas, foi aplicado um questionário eletrônico para verificar a aceitação das preparações e suas habilidades culinárias. Todas as receitas foram compiladas em um livreto eletrônico e compartilhadas através de um código digital. Participaram do projeto nove adolescentes do sexo masculino, com média de 17 anos de idade. Foi verificado que 67% consomem alimentos tipo fast food às vezes e também possuem baixo consumo de leguminosas, hortaliças e frutas. Observou-se que nenhum participante prepara frequentemente suas refeições, porém a maioria realiza pelo menos três refeições ao dia. Em relação à aceitação das preparações, > 89% apreciaram sanduíche natural e de hambúrguer, brownie, smoothie de morango, suco de laranja, almôndegas e espaguete; 78% gostaram do bolinho de arroz e chips de batata doce e 67% aprovaram a pizza verde e o pão de queijo. Antes da intervenção, 78% dos meninos não costumavam preparar suas refeições e, após as oficinas, todos relataram estarem mais aptos e incentivados para cozinhar. Conclui-se que a prática de oficinas culinárias como estratégia de educação alimentar e nutricional mostrou-se eficaz entre adolescentes com pouca autonomia nas habilidades culinárias, sendo capaz de melhorar os seus hábitos alimentares, criar maior familiaridade com o ambiente da cozinha e incentivar as práticas culinárias saudáveis.
Palavras-chave: Habilidade Culinária, Adolescentes Meninos, Educação Alimentar e Nutricional