Ciências da Saúde
Educação Física
Resumo
Xadrez é um dos jogos de tabuleiro mais antigos que existem, ao passo que continua sendo um jogo atual, com inúmeras potencialidades, principalmente às relacionadas ao aumento da concentração, raciocínio e respeito às regras e normas. Assim, idealizamos um projeto em que esse jogo pudesse ser apresentado a todos os alunos das turmas de 6º a 9º ano da Escola Francisco Raimundo Dutra, pois, além de não o conhecerem, decerto essas habilidades são essenciais para a aprendizagem de todas as disciplinas. Outrossim, o respeito às regras também poderia contribuir para a redução dos casos de indisciplina vivenciados na escola. Com esse projeto, objetivou-se, ainda: (i) promover condições para que os alunos possam atuar como protagonistas em seu processo de ensino-aprendizagem; (ii) estimular o raciocínio lógico-matemático e a concentração dos alunos; (iii) reduzir dos casos de indisciplinas por meio do respeito às regras de conduta e normas de comportamento; (iv) proporcionar à comunidade o conhecimento do jogo de xadrez. Para tanto, realizamos uma formação para um representativo de alunos de todas as turmas, os quais, por sua vez, ensinavam aos demais nas aulas de Educação Física e de Matemática. Os alunos envolveram-se na realização de oficinas para ensinar xadrez também aos alunos das turmas de 5º ano da escola, bem como aos pais da comunidade. As maiores conquistas foram o desenvolvimento do protagonismo estudantil e a aprendizagem desse jogo, que, na visão dos alunos, contribuiu para o aumento da concentração e raciocínio.
Palavras-chave: Aprendizagem de Xadrez, Protagonismo, Combate à Indisciplina