Ciências Sociais e Aplicadas
Ciência da Informação
Resumo
A língua portuguesa é conhecida por ser complexa, assim, os alunos de ensino fundamental e médio apresentam uma proficiência abaixo da média. Dessa forma, o uso da tecnologia pode auxiliar a suprir a defasagem desse público, em especial a Inteligência Artificial (IA). Uma IA orientada para a educação pode colaborar para o aprendizado dos estudantes e a automatização de processos, como avaliações, detecção de erros e feedbacks de atividades. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma solução capaz de facilitar a identificação de palavras que são homófonas e parônimas comparando as melhores técnicas de Aprendizado de Máquina (AM) para tal finalidade. A metodologia utilizada neste estudo é de natureza aplicada e experimental, a base de dados para a condução dos experimentos é de em média 6 mil frases fornecidas por uma startup que faz correções de redações. No total, foram classificadas em média 45 palavras homófonas e parônimas e neste estudo serão demonstrados os resultados de cinco dessas. Os algoritmos que performaram melhor foram Gradient Boosting Classifier e SGDClassifier, em média com uma acurácia de 93,5%. Como resultado, é esperado que a Startup CRIA, apoiadora do projeto, utilize a solução apresentada.
Palavras-chave: Inteligência Artificial, Parônimas e Homônimas, Processamento de Linguagem Natural