Ciências Sociais e Aplicadas
Economia
Resumo
Qual é a influência da lógica de consumo no empobrecimento precoce dos jovens brasileiros? E como o marketing dita os hábitos de consumo desse grupo social? Para investigar essas questões, organizou-se, em primeira instância, uma pesquisa bibliográfica visando um estudo aprofundado de outras literaturas e artigos com o mesmo tema de pesquisa e, em segunda medida, foi realizada uma pesquisa de campo que resultou em um total de 51 respostas, sendo usado o método de amostragem a fim de levantar as percepções de jovens na faixa etária de 18 a 34 anos sobre educação financeira, marketing e consumismo. Para tal, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário composto por perguntas de dois diferentes tipos de mensuração de atitude: perguntas de múltipla escolha e perguntas de múltipla escolha por grau de concordância. Os dados coletados das perguntas de múltipla escolha por grau de concordância foram levantados com base nos percentuais de cada resposta em relação à amostra total e apresentados com gráficos, e para as demais perguntas foram feitas análises de conteúdo. Tivemos por objetivo analisar a neurociência e o marketing como fatores determinantes na formação financeira do jovem na atualidade, explorar o conceito de indústria cultural e sua participação como principal causa da estruturação da lógica de consumo na sociedade contemporânea. Assim, o presente trabalho resultou em uma confirmação dos pressupostos iniciais por meio da união de conhecimentos de outras pesquisas externas e a contextualização dentro da pesquisa de campo realizada por nós.
Palavras-chave: Consumismo, Endividamento Precoce, Jovens