Ciências Sociais e Aplicadas
Comunicação
Resumo
Produtos de limpeza e produtos químicos nocivos à saúde muitas vezes são de fácil acesso, e muitos têm aparência e cheiro agradáveis. Como as vítimas muitas vezes não sabem o que pode ou não ser consumido, principalmente crianças e deficientes – que são sensíveis a estímulos visuais –, elas acabam por ingerir os produtos e se intoxicarem. Observando essa problemática, conscientizar a respeito de medidas de prevenção simples, levando a novos comportamentos, reconhecimento do entorno e utilização dos equipamentos de segurança, pode reduzir 90% das mortes acidentais. Portanto, utilizando as regras do GHS (Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos), que são os pictogramas que conhecemos como: atenção, inflamável e entre outros, o conhecimento pode ser transmitido para surdos e crianças, pelas LIBRAS e ludicamente. Também utilizamos o mesmo método para o julho sem plástico, uma variação do projeto voltada à reciclagem. A devolutiva veio com a demonstração do público de que aprenderam e são capazes de identificar as figuras para se manterem fora de perigo e entenderem a reciclagem e como fazer a separação dos resíduos. As oficinas aplicadas renderam bem, de forma que as crianças aprenderam os sinais e demonstraram interesse pela química.
Palavras-chave: Acidentes Domésticos, Conscientização, Libras