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Projeto

SOC-2696: O ciclo social que envolve o ambiente educacional

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SOC

Ciências Sociais e Aplicadas

Sub-categoria

Serviço Social

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ícone Autoria Milena Isabele Haack Tormes , Eduarda Malheiros da Silva, Ana Luiza Morais Vieira
ícone Orientação Cátia Regina Ficagna
ícone Instituição E.M.E.F Maria Almerinda Paz de Oliveira
ícone Etapa Finalista

Resumo

A Constituição Federal (CF), em seu artigo 205, afirma que a educação será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (BRASIL, 1988). O ciclo social referencia a repetição do padrão escolar uma vez seguido por pais e seus familiares com suas consequências. O mercado de trabalho em Nova Hartz é, em grande parte, limitado a trabalhos agrícolas e calçadistas. A mistura de baixa escolaridade e trabalhos de baixo salário pode resultar em famílias mal desenvolvidas socialmente. A pergunta norteadora da pesquisa é: qual é a importância da educação para o desenvolvimento social de famílias do município de Nova Hartz? A partir dela, apresenta-se como objetivo, explorar diferentes redes de apoio externas ao ambiente familiar. Métodos: trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória realizada com adolescentes estudantes do sexto ao nono anos de diferentes escolas do município de Nova Hartz, através de questionário semiestruturado, entrevistas com autoridades e ações desenvolvidas na escola. Os dados sociodemográficos foram apresentados através de gráficos e as respostas das entrevistas, através de relatórios que enfocam os pontos de vista dos entrevistados. Resultados: responderam ao questionário 322 alunos, estudantes do sexto ao nono ano da rede pública do município de Nova Hartz. Os questionários foram aplicados presencialmente (n=142) e de forma online (n=180). Dos alunos que responderam ao questionário, 96,27% afirmam ter apoio familiar, já 3,73% relatam não receber apoio em casa, 6,21% dos educandos consideram que a educação não é prioridade em casa e 93,79% a priorizam. Existem propostas de incentivo educacional no município que precisam ser mais exploradas. Conclusão: constatamos que, apesar de a maioria dos estudantes possuir apoio familiar para os estudos, eles não possuem direcionamento educacional.

Palavras-chave: Ciclo Social , Ambiente Educacional , Desenvolvimento Social

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