Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

SOC-3108: Uso de narrativas imersivas na prevenção e combate ao bullying no ambiente escolar

Ícone
SOC

Ciências Sociais e Aplicadas

Sub-categoria

Ciência da Informação

Play
ícone Autoria Lucas Nunes Chin dos Santos
ícone Orientação Rodrigo Assirati Dias, Tiago Bodê
ícone Instituição Colégio Dante Alighieri
ícone Etapa Finalista

Resumo

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o suicídio corresponde à terceira maior causa de morte de brasileiros menores de 18 anos. Nesse cenário, vítimas de bullying podem apresentar 25% a mais de propensão à ideação suicida. Em vista disso, as narrativas imersivas podem contribuir para a desconstrução desse tipo de relação opressiva, pois podem fazer com que as pessoas incorporem representações sociais, de maneira independente, e se coloquem nos papéis que se compõem na dinâmica desse tipo de violência social. Além disso, representações visuais dessa natureza podem ser incorporadas por meio do uso de signos específicos, que podem induzir a imersão em um universo narrativo fundamentado em uma temática social emancipatória. Por isso, o objetivo do projeto é desenvolver e verificar o impacto das narrativas imersivas, especialmente visuais, no combate ao bullying. Para tal, a metodologia foi dividida em quatro etapas. Na primeira delas, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com intuito de compreender a dinâmica do bullying no ambiente escolar. Como resultado, verificamos que o bullying se baseia em três principais pilares atuantes (vítima, algoz e plateia) dentro dos contextos oficial e extraoficial. Na segunda etapa, foi roteirizada uma narrativa baseada em relatos reais de adolescentes que conviviam com o bullying cotidianamente. Nesse roteiro, foram aderidos elementos recorrentes dos relatos, tais como a figura parental de grande influência, negligência escolar e vergonha de expor o ocorrido às autoridades. Na etapa três, foram desenvolvidas as artes conceituais da narrativa imersiva, podendo destacar os protagonistas, representantes de cada um dos três pilares. Por fim, na etapa quatro será feito um teste de associação implícita entre as imagens elaboradas e os conceitos abordados no contexto do bullying. Acreditamos que o trabalho possa contribuir para a desconstrução do bullying e, assim, diminuir as taxas de suicídio entre os adolescentes brasileiros.

Palavras-chave: Bullying, Suicídio Adolescente, Narrativas Imersivas

Foto do projeto