Ciências Biológicas
Biologia Geral
Resumo
As aulas práticas desempenham um papel muito importante no ensino de biologia, proporcionando aos estudantes uma experiência direta e enriquecedora que vai além da teoria, ao realizar experimentos práticos. A criação de um microscópio de baixo custo proporcionará o aproveitamento de materiais simples e acessíveis, promovendo a democratização ao acesso às ferramentas educacionais, proporcionando aos alunos explorar conceitos fundamentais da biologia, como a estrutura das células, a observação de micro-organismos e a compreensão dos processos biológicos em nível microscópico. Assim, este trabalho tem como objetivo desenvolver e produzir um microscópio de baixo custo, proporcionando aos estudantes de biologia no ensino médio a oportunidade de explorar o mundo microscópico de forma acessível e educativa. Inicialmente será realizada uma revisão da literatura sobre microscópios de baixo custo e suas aplicações educacionais, e a partir desse ponto de partida, será desenvolvido um protótipo de um microscópio com materiais de baixo custo. Será realizado também uma pesquisa na Escola Estadual Professor Adrião Melo em um turno um levantamento de informações sobre alguns conhecimentos prévios que os alunos possuem sobre citologia e sobre o interesse desses alunos em realizar aulas práticas dos conteúdos vistos em biologia. Posteriormente será realizado um momento com os alunos onde eles terão acesso ao protótipo construindo e poderão relacionar o que será visto na prática com os conteúdos vistos em sala de aula. Em seguida, os alunos avaliarão se o aparelho produzido melhorou seu interesse e conhecimentos na disciplina de biologia. E por fim, será avaliado a viabilidade econômica da produção do microscópio para escolas que não possuem esses aparelhos. O projeto ainda se encontra em fase de desenvolvimento.
Palavras-chave: Inovação, Equipar, Ensino