Ciências Biológicas
Zoologia
Resumo
A falta de recursos didáticos em sala de aula dificulta o interesse dos alunos e a clareza dos conteúdos, especialmente no ensino público. No ensino de ciências e biologia, muitos estudantes classificam erroneamente animais, como aranhas e escorpiões, devido a uma tendência cultural. Estudos mostram que a maioria dos alunos confunde esses animais com insetos. O grupo dos artrópodes, que inclui crustáceos, insetos, aracnídeos e miriápodes, representa 81,5% das espécies animais descritas e desempenha papéis vitais em diversos ambientes. Portanto, é crucial ter materiais didáticos de alta qualidade e resistentes para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. A incrustação de artrópodes em resina para materiais didáticos oferece várias vantagens, como menor necessidade de conservação e economia de espaço em comparação com caixas entomológicas. Além disso, esse material didático pode promover o protagonismo dos alunos envolvidos no projeto e resgatar o entusiasmo e curiosidade dos demais estudantes que poderão utilizar esse kit didático em sala de aula. A informatização dos blocos de resina, com tecnologia QR code, fornecerá informações adicionais sobre os artrópodes incrustados, facilitando o acesso a dados detalhados. Dessa forma, esse projeto buscou utilizar técnicas de incrustação de artrópodes em resina e disponibilizar informações adicionais por meio de QR code, além de criar um guia prático para o uso desses materiais, beneficiando o ensino na instituição.
Palavras-chave: Ensino/aprendizagem, conservação de artrópodes, tecnologia QR Code