Engenharia
Eletrônica
Resumo
No ambiente educacional, a acessibilidade é um desafio para educadores de diversas áreas, principalmente quando as atividades práticas se baseiam em equipamentos e ou ferramentas que não foram pensadas no contexto inclusivo. No curso técnico em desenvolvimento de sistemas integrado ao ensino médio do Campus Chapecó, é utilizada a plataforma de prototipagem em automação denominada Arduino para atividades práticas em diversas unidades curriculares. Quando o curso recebeu seu primeiro estudante com deficiência visual, foi identificado o grande desafio de utilizar a plataforma Arduino que não foi pensada para esse público. Apesar de existirem ferramentas acessíveis para a parte de programação (software), o uso do hardware em si, as placas, cabos e componentes eletrônicos não possuem nenhuma informação tátil, ou seja, nenhuma acessibilidade. Percebendo esse cenário, surgiu a iniciativa para tornar o Arduino um dispositivo de uso acessível para todos, sem alterar a nomenclatura e terminologia original do fabricante. Foram então desenvolvidas cápsulas com textos em alto relevo, escritas em Braille e conectores de pressão, que permitem o uso tátil do hardware do Arduino, mas especificamente do Arduino UNO. O protótipo do dispositivo desenvolvido foi validado por pessoas com baixa visão e cegueira, com o apoio da ADEVOSC (Associação de Deficientes Visuais do Oeste de Santa Catarina), obtendo sua aprovação na montagem de um projeto básico com o Arduino, agora acessível.
Palavras-chave: Arduino Acessível, Acessibilidade, Pessoas com deficiência visual