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Projeto

EXA-6479: Sistema escolar de gestão estudantil via RFID - Fase II

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EXA

Ciências Exatas e da Terra

Sub-categoria

Ciência da Computação

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ícone Autoria Camila Traichel Hendges, Ana Castro Ferst, Wagner Daniel Bastos da Silva
ícone Orientação Alexandra Ohana Andreatta de Oliveira
ícone Instituição Escola Luterana São Mateus
ícone Etapa Finalista

Resumo

Continuamos nosso projeto inicial com a pergunta problema “Como podemos melhorar nosso sistema e diminuir a margem de erro de modo a beneficiar e incentivar os estudantes a fazer o uso dos crachás?” e o objetivo é melhorar o nosso sistema de gestão estudantil via RFID e diminuir a margem de erro. Através dos dados coletados, 11 dias letivos escolares anuais perdem-se na realização da chamada, sendo que 40% dos professores participantes desta pesquisa não a fazem. Descobriu-se que a retirada de livros demora cerca de 30 minutos e no início do ano letivo, de 3 a 4 alunos por turma esquecem da entrega do livro. Assim, para agilizar estes processos, pensamos numa solução baseada em um crachá RFID. Para a instalação, necessita-se um leitor de longa distância para cada sala e quatro de aproximação. Concluindo, existem diversas maneiras de solucionar essa pergunta problema, sendo nosso projeto uma das mais viáveis, pois, conforme o VAAT da FUNDEB, o valor equivalente a 500 estudantes de uma instituição pública estudando durante 11 dias seria de R$155.210,00 e nosso projeto custa R$101.970, ele seria totalmente quitado neste período de 11 dias. Esse sistema auxiliará em diversas outras áreas, estando entre elas a segurança e a financeira. O projeto ajudará o LDB, Bolsa Família e Todo Jovem na Escola. Descobrimos um modo de incentivar os alunos a utilizarem os seus crachás e, também, melhoramos a codificação do protótipo e ampliamos as áreas de segurança, acesso, biblioteca e cantina. Nosso projeto teve tanto pesquisas bibliográficas quanto com humanos.

Palavras-chave: Otimização, RFID, Chamada

Foto do projeto