Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
Resumo
Continuamos nosso projeto inicial com a pergunta problema “Como podemos melhorar nosso sistema e diminuir a margem de erro de modo a beneficiar e incentivar os estudantes a fazer o uso dos crachás?” e o objetivo é melhorar o nosso sistema de gestão estudantil via RFID e diminuir a margem de erro. Através dos dados coletados, 11 dias letivos escolares anuais perdem-se na realização da chamada, sendo que 40% dos professores participantes desta pesquisa não a fazem. Descobriu-se que a retirada de livros demora cerca de 30 minutos e no início do ano letivo, de 3 a 4 alunos por turma esquecem da entrega do livro. Assim, para agilizar estes processos, pensamos numa solução baseada em um crachá RFID. Para a instalação, necessita-se um leitor de longa distância para cada sala e quatro de aproximação. Concluindo, existem diversas maneiras de solucionar essa pergunta problema, sendo nosso projeto uma das mais viáveis, pois, conforme o VAAT da FUNDEB, o valor equivalente a 500 estudantes de uma instituição pública estudando durante 11 dias seria de R$155.210,00 e nosso projeto custa R$101.970, ele seria totalmente quitado neste período de 11 dias. Esse sistema auxiliará em diversas outras áreas, estando entre elas a segurança e a financeira. O projeto ajudará o LDB, Bolsa Família e Todo Jovem na Escola. Descobrimos um modo de incentivar os alunos a utilizarem os seus crachás e, também, melhoramos a codificação do protótipo e ampliamos as áreas de segurança, acesso, biblioteca e cantina. Nosso projeto teve tanto pesquisas bibliográficas quanto com humanos.
Palavras-chave: Otimização, RFID, Chamada