Cobre o conteúdo enquanto carrega
Projeto

EXA-7631: Dispositivo de assistência para o reconhecimento de objetos por estudantes com deficiência visual

Ícone
EXA

Ciências Exatas e da Terra

Sub-categoria

Matemática

Play
ícone Autoria Abraão Rocha Bandeira Alves de Assis, Victor Emanuel Meneses da Silva
ícone Orientação Viturino da Silva Sousa, Roney Lima Souza
ícone Instituição C.E.E.F.M. Nascimento de Moraes
ícone Etapa Finalista

Resumo

O projeto tem como objetivo desenvolver um protótipo acessível para atender às necessidades de estudantes com deficiência visual em escolas públicas, promovendo inclusão educacional e autonomia. Inspirado no OrCam MyEye 2, o dispositivo será adaptado aos óculos e utilizará o módulo ESP32-CAM para captura de imagens, além de um módulo bluetooth que transmite informações em tempo real. O dispositivo ajudou os estudantes a reconhecer objetos do ambiente escolar, como materiais didáticos, quadros, carteiras e cadernos, além de identificar textos e cédulas de dinheiro. Ele também permitirá que eles acionem equipamentos eletrônicos, como computadores e tablets, com comandos simples, ao piscar de olhos ou gestos específicos. Além de aprimorar a qualidade de vida, o objetivo central é criar um ambiente educacional mais inclusivo, reduzindo barreiras ao aprendizado e fortalecendo a interação social e acadêmica. O projeto será desenvolvido com foco em acessibilidade financeira e opções de implementação em larga escala, garantindo que as escolas públicas possam adotá-lo com facilidade. O projeto envolve um estudo detalhado das necessidades dos estudantes com deficiência visual em diferentes contextos escolares, pesquisas sobre tecnologias assistivas e o desenvolvimento de um protótipo funcional com materiais de custo acessível. Foram realizados testes de campo para avaliar sua eficácia e adaptabilidade no ambiente escolar. A iniciativa também prevê treinamento específico para professores, alunos e responsáveis, garantindo que o dispositivo seja utilizado de forma eficiente, promovendo não apenas a inclusão, mas o pleno desenvolvimento acadêmico e social desses estudantes.

Palavras-chave: Acessibilidade, Tecnologia assistiva, Educação inclusiva

Foto do projeto