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Projeto

EXA-7759: Síntese de biodiesel a partir do óleo residual de fritura: uma prática sustentável de iniciação científica em ambiente escolar sem laboratório

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EXA

Ciências Exatas e da Terra

Sub-categoria

Química

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ícone Autoria Julia Beatriz de Andrade, Anna Lívia Torres Sarmento , João Bôsco Nazaré Queiroga Neto
ícone Orientação Ranniery Felix dos Santos, Rosângela Inácio de Sousa
ícone Instituição Sesi Sousa (CAT JPG)
ícone Etapa Finalista

Resumo

O artigo aborda a importância da iniciação científica (IC) como uma ferramenta de formação cidadã, enfatizando seu papel no desenvolvimento de competências, habilidades específicas e na integração de conhecimentos através da pesquisa. O trabalho descreve o processo de transesterificação do biodiesel e propõe a substituição de equipamentos de laboratório convencionais e reagentes por alternativas acessíveis, destacando a viabilidade técnica dessas mudanças para instituições que não possuem laboratórios. Foram apresentados materiais e métodos alternativos para a síntese de biodiesel, incluindo o uso de um motor de robótica como agitador e a criação de um funil de separação a partir de uma garrafa PET, etanol de posto de combustíveis como um dos reagentes e NaOH de supermercado como catalisador. Os resultados indicam que todas as propostas de equipamentos alternativos são viáveis tanto técnica quanto financeiramente, tornando a síntese de biodiesel acessível em ambientes educacionais desprovidos de laboratórios convencionais, entretanto o etanol de posto de gasolina ainda não se mostrou uma boa opção e novos testes serão realizados para sua comprovação. Conclui-se que a adaptação de materiais alternativos é uma abordagem viável para a produção de biodiesel em escolas sem laboratórios adequados e que a IC desempenha um papel fundamental no desenvolvimento técnico e crítico dos estudantes.

Palavras-chave: Iniciação Científica, Educação, Inclusão

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