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Projeto

EXA-8520: Relatos e rotas: promovendo a educação patrimonial por meio de jogos digitais

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EXA

Ciências Exatas e da Terra

Sub-categoria

Ciência da Computação

Play
ícone Autoria André Gomes Portes
ícone Orientação Fabrício Barros Gonçalves, Ana Cecília Soja
ícone Instituição IFF - Campus Bom Jesus do Itabapoana
ícone Etapa Finalista

Resumo

O patrimônio cultural é de grande importância para a preservação da história e da identidade de uma comunidade, oferecendo uma ligação real com o passado e ajudando as pessoas a entenderem e valorizarem suas raízes e tradições. Para que isso seja feito de forma eficiente, o ideal é que sejam utilizadas estratégias alternativas aos métodos tradicionais de aprendizagem. Nesse cenário, os jogos educacionais despontam como uma proposição de grande potencial pedagógico, pois podem tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente. Ao mesmo tempo, seu desenvolvimento é desafiador, buscando o equilíbrio entre diversão e conhecimento. Assim, o objetivo deste trabalho foi desenvolver conhecimentos e habilidades relativos à educação patrimonial por meio de um jogo sério. Para tanto, partiu-se da premissa de que é possível disponibilizar conteúdo de qualidade e divertido, por meio de uma mecânica de jogo exploratória baseada em um percurso etnográfico construído para o patrimônio cultural. O cenário escolhido foi o município de Bom Jesus do Itabapoana, localizado no norte fluminense, devido ao seu rico patrimônio cultural, com destaque para o Colégio Rio Branco, fundado em 1920 e palco de eventos importantes da cidade. Para além da pesquisa histórica e desenvolvimento do jogo em si, o projeto deu um passo além ao avaliar o aprendizado que o jogo proporciona, por meio de questionários aplicados aos usuários, os quais utilizam a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que possibilita uma avaliação mais precisa do progresso individual dos jogadores. Complementarmente, foi analisada a usabilidade, ou seja, a facilidade de uso do jogo. Essa integração entre resultados quantitativos e qualitativos oferece uma visão abrangente do impacto do jogo sério, o que nos auxiliou a entender que além de cumprir seu papel educacional e cultural, o jogo é uma ferramenta muito útil para a promoção da valorização e preservação do rico patrimônio de Bom Jesus de Itabapoana.

Palavras-chave: Educação Patrimonial, Jogos sérios, Tecnologias Digitais

Foto do projeto