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Projeto

HUM-6449: Letras assistivas

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

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ícone Autoria Vinicius Benatti
ícone Orientação Filippi Benevenuto Ongarelli, Huemerson Maceti
ícone Instituição Colégio Puríssimo Coração de Maria
ícone Etapa Finalista

Resumo

Atualmente, muitas pessoas enfrentam desafios em atividades cotidianas devido à falta de coordenação motora fina e dificuldades de aprendizado, o que compromete sua autonomia e inclusão social. Tarefas que requerem precisão, como escrever, desenhar e manusear objetos, tornam-se complexas, afetando o desempenho acadêmico e a interação social. O presente projeto propõe uma solução inovadora para essas dificuldades por meio da criação de três alfabetos assistivos com fins educativos, utilizando uma abordagem inclusiva, tecnológica e baseada na cultura maker. O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento da coordenação motora fina e o aprendizado da escrita em indivíduos com limitações, como crianças com paralisia cerebral, distrofias musculares e outras deficiências neurológicas. O projeto foi dividido em três fases: inicialmente, foi criado um alfabeto tátil para estimular a percepção e a memória muscular por meio do toque nas letras. Na segunda fase, desenvolveu-se um alfabeto canaleta, que permite às crianças traçar as letras com o auxílio de uma caneta adaptada, promovendo um aprendizado mais interativo. Na terceira fase, o alfabeto cursivo assistivo utiliza uma esfera de aço guiada por um lápis magnético, facilitando o controle motor e a formação das letras cursivas. A pesquisa que fundamenta o projeto destaca a importância de metodologias educacionais adaptativas e interativas para a inclusão de estudantes com dificuldades motoras. A falta de intervenções pedagógicas adequadas pode gerar barreiras ao aprendizado e à participação plena em ambientes educacionais. Assim, o projeto visa criar um ambiente acessível e inclusivo, onde cada aluno possa progredir conforme seu ritmo, desenvolvendo a confiança necessária para a interação social. O referido projeto contribui para a inclusão educacional, oferecendo uma ferramenta acessível e de baixo custo, capaz de ser implementada em diversos contextos escolares.

Palavras-chave: Acessibilidade, Inclusão, Alfabetização

Foto do projeto