Ciências Humanas
Educação
Resumo
O uso de ferramentas didáticas diversas já provou ser eficiente no aprendizado dos estudantes, facilitando a compreensão e aprimorando os conhecimentos abordados em sala de aula ao explorar conceitos e definições de forma lúdica. Utilizando a infraestrutura do laboratório WindMaker, que tem experiência com o movimento do “faça você mesmo”, elemento chave da Cultura Maker, essa pesquisa visa desenvolver uma ferramenta didática com foco no ensino da química orgânica, área que abrange compostos essenciais para toda vida no planeta. A ferramenta didática se divide em duas partes principais, sendo o aplicativo desenvolvido e as peças físicas produzidas com resíduos de MDF cortados à laser. As peças remetem aos elementos, ligações químicas e nomenclatura dos compostos, com representantes de cada função orgânica. Produzimos a parte virtual com realidade aumentada, utilizando o Android Studio, juntamente com o kit de desenvolvimento de sistemas da Google (ARCore). Estamos desenvolvendo a ferramenta utilizando a linguagem Java integrada com a linguagem Kotlin, pois possibilita um arranjo mais completo de códigos necessários para sua implementação. Essa nova ferramenta foi nomeada QuimicAR e demonstra de forma tridimensional o composto que corresponde à molécula montada com as peças físicas, permitindo uma maior compreensão da geometria molecular, aliando o uso da tecnologia ao aprendizado da química. Pretende-se testar essa ferramenta didática com os alunos do 3° ano e 4° ano do IFRS - Campus Osório, propondo uma dinâmica que envolva a utilização da ferramenta com caráter lúdico e aplicando um questionário relativo à atividade para comprovar sua eficácia como material de apoio à aprendizagem da química orgânica. O resultado deste trabalho será publicado na forma de artigo científico e a ferramenta didática QuimicAR será disponibilizada aos que tiverem interesse, proporcionando aos alunos um aprendizado lúdico, envolvente e interativo.
Palavras-chave: Equidade Sustentável, Realidade Aumentada, Ensino da química