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Projeto

HUM-6793: Yapyra - educação ambiental gamificada aliada à práticas do cotidiano

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

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ícone Autoria Sara Vitória Costa Ramos, Eloah Leocádio de Moura, Anna Luiza Tibau Rocha
ícone Orientação Ana Carolina Lydia Ferreira da Silva, Wanderson Silva Damasceno
ícone Instituição Escola Firjan Sesi São Gonçalo
ícone Etapa Finalista

Resumo

A educação ambiental é importante em diferentes aspectos que permeiam a proteção e restauração dos ecossistemas relacionados à água, sendo uma forte aliada do equilíbrio ambiental. A devastação de diferentes ambientes naturais impacta diretamente na disponibilidade dos recursos hídricos. Assim, criar estratégias que transformem a educação ambiental para ser mais atrativa e eficiente é necessário. A gamificação, aliada a pautas ambientais, potencializa as práticas pedagógicas para diferentes faixas etárias, ensinando de forma lúdica a importância da atuação para se ter um planeta ecologicamente equilibrado. A utilização de jogos, em processos de aprendizagem, motiva para a realização de práticas de proteção e restauração ambiental. Demonstrar diferentes ecossistemas e formas de mitigação das ações danosas ao meio ambiente, permite a identificação e pertencimento ao assunto que está sendo abordado pelo jogo digital. A confecção de um jogo, a partir de ações digitais, aliadas a diferentes ações de cunho ambiental, se apresenta como um forte aliado para proteger e restaurar os meios naturais, além de ser uma alternativa lúdica para educar. O presente projeto pode ser acessado em qualquer espaço que possua os equipamentos eletrônicos com acesso a internet.

Palavras-chave: Educação Ambiental, Gamificação, Ecossistemas

Foto do projeto