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Projeto

HUM-6910: Avaliação do potencial impacto de um aplicativo sobre as formas de estudo e desempenho acadêmico dos alunos do Colégio João Paulo I - Fase II

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

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ícone Autoria Bianca Cadore Stefani
ícone Orientação Maria Eduarda Miranda Pellicioli Dias
ícone Instituição Colégio João Paulo I - Zona Sul
ícone Etapa Finalista

Resumo

Captar o interesse do aluno e fazê-lo enxergar propósito na vida escolar por meio do auxílio a autonomia do aprendizado, pode ser uma estratégia para ampliar o potencial intelectual. Em recente pesquisa observou-se que alunos com menos autoconhecimento em relação à própria aprendizagem tinham maior dificuldade em manter o foco. Nesse contexto, objetiva-se criar uma ferramenta, validar a sua funcionalidade e testar a sua efetividade para tornar a aprendizagem mais autônoma e efetiva. Utilizou-se o método Design Thinking, que é baseado em cinco etapas: empatizar com o público-alvo, identificar um problema, idealizar soluções, criar um protótipo e experimentá-lo. Em 2023 concluiu-se as 4 primeiras etapas, que foram essenciais para o embasamento do produto. Em 2024, para a experimentação, a metodologia dividiu-se em 4 etapas. Além disso, adotou-se o método de criação de produtos Scrum, que é baseado na transparência, na flexibilidade e na constante revisão. A ferramenta foi criada na plataforma de desenvolvimento Flutter Flow. O aplicativo é dividido nas funcionalidades de organização, administração de foco e grupo de estudo. Para a validação de sua usabilidade foram feitas consultorias com um profissional da área. Para testar sua efetividade, 12 alunos do Ensino Médio fizeram uso do aplicativo por 3 semanas. Foram feitas entrevistas e foi aplicado um questionário para analisar e refletir acerca da experiência dos usuários e identificou-se alta satisfação com a usabilidade (80%) e 3 a cada 4 usuários relataram benefícios na administração do próprio estudo. Os resultados demonstram o potencial positivo de uma ferramenta para otimização da aprendizagem por meio do autoconhecimento. Validação externa é necessária para que a solução proposta possa ser aplicada em contextos mais abrangentes. Instrumentalizar os alunos no autogerenciamento e proatividade em relação ao seu aprendizado pode ser uma solução equânime para a construção de sólidas trajetórias acadêmicas.

Palavras-chave: Autoconhecimento, Autorregulação da aprendizagem, Ferramenta de estudo

Foto do projeto