Ciências Humanas
Educação
Resumo
O objetivo do projeto é auxiliar na superação das dificuldades de aprendizagem, leitura e escrita de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e dislexia, contribuindo para a fluidez da rotina escolar. Durante as pesquisas sobre o TDAH encontrou-se artigos sobre as dificuldades na compreensão da formação das palavras e nas atividades que apresentam textos longos. Ao iniciar esse processo, percebeu-se que as dificuldades encontradas também abrangem as crianças com o diagnóstico de dislexia. Com o objetivo de melhorar o rendimento acadêmico desses alunos, elaborou-se um site que possui ferramentas que alteram a formatação do texto, mudando a fonte, contraste e espaçamento de acordo com o grau do diagnóstico. Além dessas funções, o site conta com diversas ferramentas como jogos, uso de fontes adaptadas, conteúdos audiovisuais, entre vários outros. Para a realização da coleta de dados, realizou-se na primeira etapa do projeto entrevistas, formulários e testes de tipos de fontes acessíveis com os professores e alunos do ensino fundamental do SESI. Na segunda etapa foram realizadas entrevistas com psicopedagogos, testes com jogos educacionais para crianças com dislexia e TDAH e a criação de personagens que serão utilizados em novas ferramentas e na interface do site. Foi utilizado o “Visual Studio Code” e “Google Sites” para a criação do site. Com os resultados obtidos, pode-se afirmar que a ferramenta realmente cumprirá com o propósito de diminuir as dificuldades durante os processos de aprendizagem e fornecer conteúdos auxiliares que melhorem a qualidade do ensino. Em síntese, o site “Readings” tem a capacidade de melhorar a aprendizagem do estudante com TDAH e dislexia e dinamizar a aula dos professores.
Palavras-chave: Aprendizagem , TDAH, Dislexia