Ciências Humanas
Psicologia
Resumo
A inclusão de alunos neuro divergentes dentro de salas de aula representa um grande desafio para os centros de educação apesar das inúmeras ferramentas pedagógicas utilizadas para solucionar sem muitos danos aos envolvidos, ainda há reveses que atrasam a integração não excluidora desses alunos. Este trabalho visa a inserção de alunos neuroatípicos nos ambientes de aprendizado e interação com alunos neurotípicos. Após conversas com profissionais da educação que possuem vivência sobre esta adaptação, entendemos que um dos maiores entraves é a convivência insólita dos alunos neurotípicos em relação aos neuro divergentes. Em vista disso, em uma reunião com a coordenadora pedagógica chegamos ao seguinte plano para solucionar este revés. Um projeto em que por meio de um conselho bem estudado formado por pessoas interessadas e selecionadas para que se encaixem no perfil do projeto, que terão um trabalho entre os alunos da sala de aula para que não haja um preconceito e diferenciação entre os estudantes para essa inserção, além do auxílio que proporcionarão aos alunos. A iniciativa foi planejada tendo em vista que na maioria das vezes os profissionais de ensino não veem todas as ocorrências dentro de sala de aula, especialmente em casos de exclusão e bullying. Por isso, com um aluno estando a parte desses casos será mais fácil, e auxiliando os estudantes e professores no ambiente escolar. O projeto, terá um protocolo de iniciação e aprendizado, para que o objetivo de melhor inclusão desses alunos seja atingido com êxito. A proposta ainda está em desenvolvimento, mas é esperado que se o resultado for positivo, será compartilhado o protocolo para que outras unidades de ensino se inspirem nesse programa, contribuindo para um ambiente escolar mais inclusivo. Deste modo a iniciativa busca promover a inclusão respeitosa de alunos neuro divergentes, através de um conselho de alunos escolhidos e bem aparte do tema que atuará para reduzir preconceitos.
Palavras-chave: Inclusão, Neuro-Divergência, Educação