Ciências Humanas
Educação
Resumo
A composição das cartelas de medicamentos (blísteres), contendo especialmente dois materiais de difícil decomposição, o plástico e o alumínio, somado ao fato de conter resíduos de substâncias químicas, faz com que este item seja um grande problema no que diz respeito ao seu destino final. Pensando nisso foi desenvolvido este projeto, que tem como tema a possibilidade de redução do impacto ambiental gerado pelo descarte inadequado de blísteres a partir de uma proposta pedagógica desenvolvido na Escola Major João Antônio Marques, no município de Xangri-Lá, situado no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A importância desta pesquisa pode ser notada também ao considerarmos um problema social, pois muitos catadores e outros profissionais envolvidos na coleta e reciclagem de materiais podem ser afetados ao ter contato com este tipo de lixo. O projeto ainda se relaciona com sete dos dezessete objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda ONU 2030. No problema de pesquisa questionamos se é possível reduzir o impacto ambiental do descarte de blísteres de medicamentos ao mesmo tempo em que gere benefício para a comunidade escolar, a partir de uma campanha de conscientização desenvolvida entre estudantes do ensino fundamental. O objetivo é desenvolver um recurso pedagógico sobre o descarte apropriado de blísteres de medicamentos, acessível aos alunos da rede municipal do município de Xangri-Lá. A metodologia aplicada envolverá pesquisas bibliográficas, elaboração e aplicação de questionário de pesquisa quantitativa com a comunidade escolar da E.M.E.F. Major João Antônio Marques, de Xangri-Lá, entrevistas com trabalhadores da área da reciclagem em Xangri-Lá e Capão da Canoa, e criação de um jogo pedagógico para a educação sobre descarte de blísteres, o qual os alunos poderão multiplicar em suas famílias, de acordo com os objetivos deste projeto. Finalmente iremos analisar o impacto da atividade entre os alunos, para atestar a efetividade do projeto.
Palavras-chave: blister de medicamentos, descarte adequado, aprendizagem por jogos