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Projeto

HUM-7341: Efeitos da obra "Olhos d'água", de Conceição Evaristo, sobre o senso identitário e a percepção leitora de estudantes da 3ª série do ensino médio

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Sociologia

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ícone Autoria Rebeca Ventura Rocha da Silva , Isabela Cabral da Silva
ícone Orientação Nadila Jardim Evangelista
ícone Instituição Escola Sesi Anísio Teixeira
ícone Etapa Finalista

Resumo

Em vista da capacidade catártica e verossímil da literatura, este projeto relaciona a escrevivência de Conceição Evaristo às percepções da literatura nacional negra entre estudantes. Em Evaristo, o retrato da realidade brasileira nos sensibiliza como só a literatura consegue, revelando as nuances de sua escrita e o que os estudantes compreendem por meio dela. Pela necessidade de aproximar a literatura negra dos jovens e de entender suas concepções, a escolha do projeto tem como égide compreender as relações de sentido entre a palavra escrita e o mundo, assim como as associações estabelecidas entre a literatura e as vivências construídas. Por meio das metodologias quantitativa e qualitativa, realizamos a coleta e interpretação dos dados obtidos em um formulário anônimo entre os estudantes do 3º ano, e revisão bibliográfica dos conceitos de literatura, identidade e racialidade, amparadas em Bell Hooks. Em razão da pesquisa participante, mediamos um clube de leitura (projeto já existente na Escola SESI Anísio Teixeira) e fomos ouvintes dos clubes mediados por outros alunos. Para melhor compreender as percepções dos estudantes, analisamos os contos “Olhos d’água” e “Maria”, aqueles mais discutidos em cada turma. Como resultado dos métodos aplicados, o público se reconhece, em maioria, branco, 52% leem com recorrência, e, desses, nem chega a 1/3 os que leem literatura nacional. Quando se pensa em literatura brasileira negra, o contato dos estudantes é de 10%, sendo que 2/3 nunca tinham lido Conceição Evaristo. No clube de leitura, as quatro turmas de 3° ano apresentaram percepções distintas, havendo turmas que mais exploraram as relações familiares no livro, e outras que analisaram o aspecto literário da construção da obra, por exemplo. Em suma, os objetivos foram alcançados entendendo o leitor como parte fundamental para a pluralidade e prosa poética da obra, já que um mesmo livro lido por pessoas diferentes, ainda que inseridas num contexto social semelhante, é quase outro.

Palavras-chave: Conceição Evaristo, Identidade, Percepção leitora

Foto do projeto