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Projeto

HUM-7366: A influência do currículo escolar na autocompreensão racial de estudantes na cidade de São Paulo: perspectivas decoloniais na educação brasileira

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

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ícone Autoria Gabrielly Cardozo dos Santos
ícone Orientação Ednilson Aparecido Quarenta
ícone Instituição Escola Alef Peretz - Unidade Paraisópolis
ícone Etapa Finalista

Resumo

A pesquisa realizada sobre a compreensão de temas africanos e raciais por alunos do ensino fundamental e ensino médio em escolas públicas de São Paulo revela importantes lacunas e desafios na educação básica em relação à auto-identificação racial e à valorização da diversidade étnico-racial. As análises indicam que, apesar da existência de leis que obrigam o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, a implementação dessas diretrizes é insuficiente, resultando em um currículo que frequentemente ignora ou aborda superficialmente esses conteúdos. Os dados coletados mostram que muitos alunos demonstram insegurança ao responder questões relacionadas à sua identidade racial, o que sugere uma falta de clareza e compreensão sobre esses temas. A maioria dos estudantes reconhece que a abordagem escolar sobre questões raciais é parcial e muitas vezes limitada a datas comemorativas, sem um aprofundamento que permita uma reflexão crítica e contínua sobre a diversidade cultural e as contribuições de diferentes grupos étnicos. Além disso, a pesquisa evidencia que a auto-identificação racial dos alunos é influenciada pela forma como os temas são abordados na escola. Alunos que se autodeclaram pardos ou negros tendem a ter uma percepção mais crítica e consciente de sua identidade racial, enquanto aqueles que se identificam como brancos ou que não têm certeza de sua identidade racial apresentam uma visão mais restrita, focada principalmente na história da opressão.

Palavras-chave: Decolonial , Educação , Identidade Racial

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