Cobre o conteúdo enquanto carrega
Projeto

HUM-7977: WriterBot: caneta inteligente de baixo custo para ensino de CNC e robótica na educação básica

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

Play
ícone Autoria Júlia Dias Oliveira da Cruz, Isaac Basílio Ornellas Silva , Ana Luisa Dias Oliveira da Cruz
ícone Orientação Aparecida Fernandes Pessoa, Enderson Neves Cruz
ícone Instituição Escola Municipal Isabel Nascimento de Mattos
ícone Etapa Finalista

Resumo

Este estudo aborda a importância da robótica e programação física no ensino básico como ferramenta pedagógica e sua relevância para preparar os estudantes para um futuro cada vez mais tecnológico. A justificativa do projeto se baseia no potencial da robótica para desenvolver habilidades essenciais como pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade, além de despertar o interesse dos alunos por áreas científicas e tecnológicas. A inclusão da robótica nas escolas possibilita uma aprendizagem mais prática e interativa, facilitando a compreensão de conceitos complexos. O objetivo principal do projeto é desenvolver uma caneta inteligente, de baixo custo, construída com materiais reciclados, para ser utilizada como recurso didático no ensino de conceitos de CNC (Controle Numérico Computadorizado), impressão 3D e programação. A questão problematizadora que norteia o desenvolvimento do protótipo é: como uma caneta inteligente de baixo custo, construída com materiais reciclados, pode ser utilizada como ferramenta pedagógica para ensinar conceitos básicos de robótica e CNC aos estudantes, tornando o aprendizado dessas tecnologias mais acessível e compreensível nas escolas? A caneta inteligente, denominada WriterBot, foi desenvolvida por estudantes do 8º e 9º anos da Escola Municipal Isabel Nascimento de Mattos, em Contagem - MG, em parceria com o CEFET/MG e a SEDUC. Para verificar sua eficácia como ferramenta didática, a WriterBot foi testada com um grupo de estudantes, que participaram de atividades de escrita e desenho utilizando a caneta para compreender conceitos como vetorização e o funcionamento dos eixos X e Y no CNC. A resposta dos alunos foi positiva, com relatos de maior compreensão dos temas abordados, reforçando o valor da WriterBot como uma ferramenta inovadora e acessível para o ensino de robótica e tecnologia nas escolas. O projeto também contou com financiamento da FAPEMIG, através do projeto Laboratório Itinerante STEAM-CEFETMaker.

Palavras-chave: Robótica Educacional, Caneta Inteligente, Ensino e aprendizagem

Foto do projeto