Ciências Humanas
Educação
Resumo
A tecnologia, com o advento de novos produtos e serviços, está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, especialmente dos jovens. Milhões de informações estão disponíveis a poucos cliques de distância, e quando consumir tantos conteúdos é tão fácil, manter um consumo saudável também o é. Esse consumo exagerado pode influenciar diversos aspectos da vida, dentre eles as dificuldades de foco e o rendimento escolar. A presente pesquisa visa identificar a influência dos aparelhos eletrônicos no rendimento acadêmico dos alunos, além das matérias que são mais afetadas por ele. Para isso, realizou-se um estudo, em forma de entrevista, com alunos do 6° ao 3° ano do ensino médio. A investigação consistia na apresentação de perguntas sobre média de sono, média de tempo de uso, tipos de conteúdo mais consumidos, aparelho mais utilizado e médias escolares das disciplinas de português, matemática, história e geografia desses alunos. A partir da entrevista, foi identificado que a maior parte desses alunos passam mais de 5 horas em eletrônicos e que, assim, existe uma relação entre a média de tempo e os problemas de concentração. As análises dos dados das pessoas que passavam menos tempo utilizando aparelhos eletrônicos, como de 1 a 4 horas, indicaram um menor percentual de problemas de concentração e, consequentemente, apresentavam melhores notas do que aqueles que utilizavam os aparelhos por mais de 5 horas. A perquirição também permitiu identificar o tipo de conteúdo mais consumido. Assim, foi depreendido que redes sociais e vídeos curtos ganham notoriedade. Uma pequena parcela dos alunos afirmou que passava parte do seu tempo nos eletrônicos, enquanto estudavam. Com isso, foi identificado, ainda, que a matéria mais afetada é matemática, com cerca de um ponto de diferença das pessoas que passavam menos tempo nos aparelhos. Por conseguinte, foram encontradas evidências que relacionam o uso excessivo de eletrônicos e redes sociais a uma menor performance acadêmica.
Palavras-chave: Desconcentração, Rendimento Escolar, Horas de Uso