Ciências Humanas
Educação
Resumo
A presente pesquisa visa a Lei 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena em todas as escolas do Brasil, e os desafios significativos que ainda enfrenta em sua implementação, evidenciados pela insuficiência de currículos adequados em grande parte das instituições de ensino básico e a falta de recursos pedagógicos. A partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema e a atual situação do ensino das culturas afro-brasileira e indígena foi desenvolvido o “Kit Culturando: arte e ciência", um recurso didático interdisciplinar projetado para auxiliar na implementação da Lei 11.645/2008. O Kit foi desenvolvido com uma metodologia exploratória e qualitativa, com o objetivo de compreender as necessidades dos professores e alunos e preencher essas lacunas a partir de um recurso que fosse eficaz, com isso, além de pesquisas voltadas para a produção de tintas com técnicas semelhantes às utilizadas pelos ancestrais, foi realizada uma entrevista com o Cacique Edinaldo da Aldeia Tabajara na Paraíba, e um estudo sobre o método de oficinas temáticas. Diante dos estudos realizados, foram desenvolvidas tintas à base de urucum, açafrão e jenipapo, e também um ebook, com todas as informações necessárias para a aplicação da metodologia do Kit em sala de aula. Os resultados também revelaram a falta de compreensão da população acerca das temáticas, devido à falta de metodologias voltadas para os temas. Espera-se que este projeto promova práticas para alcançar uma educação de qualidade e inclusiva em vários fatores (ODS 4), onde os alunos possam adquirir conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável.
Palavras-chave: Educação, Cultura Ancestral, Pigmentos Naturais