Ciências Humanas
Educação
Resumo
Proteínas são moléculas imprescindíveis para a vida com fundamental importância na estrutura e funcionamento de diversos processos vitais. A imensa variação de proteínas a partir de apenas 20 aminoácidos se dá pela quantidade infinita de combinações que estes podem fazer no interior da célula, através das ligações peptídicas. Desse modo, havendo uma enorme diversidade de funções entre as proteínas, a adequada compreensão destes conhecimentos para um estudante de ensino médio é muito relevante. Entretanto, para ingressantes do ensino médio, proteínas têm significado muito restrito associado a alimentos, o que é insuficiente para fundamentar os conteúdos a serem elaborados em diversas áreas do conhecimento. Portanto, o objetivo do presente projeto de pesquisa foi elaborar um objeto de aprendizagem utilizando a impressora 3D do IFMaker do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo campus Registro em que seja possível ao estudante manusear peças plásticas (ácido polilático) simulando aminoácidos, assim como a construção de diversas proteínas. As peças possuem diferentes encaixes em diferentes angulações (simulando as ligações peptídicas), gerando diferentes "estruturas terciárias" da “proteína final”. Após a impressão, o objeto de aprendizagem desta pesquisa foi inserido em uma sequência didática, sendo aplicado para 21 estudantes voluntários que responderam questionários de avaliação antes e após o contato com o objeto. Dessa forma, após a aplicação, foi possível inferir um avanço significativo na compreensão desses participantes, bem como, a importância deste objeto como uma ferramenta precursora no processo de ensino-aprendizagem no conteúdo envolvendo proteínas.
Palavras-chave: Material didático , Proteínas, Impressora 3D