Ciências Humanas
Educação
Resumo
O insucesso escolar, fenômeno surgido no século XIX com o início do ensino obrigatório, é caracterizado por evasão, reprovação e conclusão de estudos sem aprendizado adequado, agravando desigualdades sociais e contrariando a Lei 9.394/1996. Uma análise de boletins anônimos de alunos de 2022 confirmou a existência de insucesso no IFSP-GRU. Sendo assim, o objetivo da atual pesquisa é descobrir os principais causadores dessa situação segundo a percepção dos estudantes do ensino médio da instituição. A análise dos boletins anônimos dos estudantes de 2022 proporcionou o surgimento de hipóteses que contribuíram para a criação de um questionário anônimo aplicado impresso a 113 alunos dos 3º e 4º anos do ensino médio de 2024. As perguntas abordaram questões socioeconômicas, tempo de transporte, trabalho, matérias de interesse e nível de insucesso vivenciado. Os dados foram analisados qualitativa e quantitativamente, utilizando Excel e Power BI para identificar padrões e tendências. As respostas dissertativas foram analisadas individualmente e categorizadas proporcionando um estudo mais profundo e contextualizado sobre a vivência dos alunos. Os resultados revelaram que 94,69% dos estudantes enfrentam algum nível de insucesso acadêmico. A metodologia de ensino, tempo de deslocamento, sobrecarga e defasagem acadêmica foram apontados como principais causas. A relação entre dificuldades acentuadas e ambientes de estudo inadequados, além do envolvimento em trabalhos formais ou informais, emergiram como fatores cruciais para o sucesso acadêmico. As conclusões indicam que o insucesso escolar no IFSP-GRU, segundo os estudantes, está fortemente relacionado à sobrecarga de trabalho, tempo de deslocamento, ambientes de estudo inadequados, defasagem e metodologias de ensino. A pesquisa reforça a necessidade de suporte emocional, melhorias pedagógicas e ajustes no ambiente escolar com objetivo de reduzir índices de insucesso acadêmico no IFSP-GRU.
Palavras-chave: insucesso escolar, ensino médio, avaliação da aprendizagem