Ciências Humanas
Educação
Resumo
Rachel de Queiroz foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, e só concretizou tal fato 80 anos após sua fundação. Historicamente pouco mais de 3% dos indivíduos que ocuparam uma das cadeiras dos imortais desde a fundação da ABL foram mulheres. Os dados acima mencionados demonstram que as mulheres em nossa área de atuação não têm tido seu trabalho devidamente reconhecido e valorizado, e é isso que motiva nosso trabalho. Nesse contexto e buscando contribuir para que a igualdade de gêneros seja assegurada e disseminada no ambiente escolar, criamos em 2022 o projeto intitulado "Damas literárias", que no momento está em seu segundo ciclo. O objetivo geral deste trabalho é destacar a importância de autoras femininas que, em sua maioria, foram marginalizadas e/ou esquecidas pela academia e sociedade, envolvendo a produção e publicação de um livro com textos de autoria estudantil, a saber: contos, poemas, artigos de opinião, ilustrações, resenhas e biografias. Esta é uma pesquisa de natureza bibliográfica e de cunho documental, pois foi realizada uma catalogação de obras de autoras femininas e de dados relativos às vidas dessas escritoras. Trata-se também de uma pesquisa de cunho qualitativo, uma vez que, a partir dos dados levantados em nossa catalogação, realizamos uma seleção das obras que foram abordadas no projeto, contemplando aquelas que melhor atenderam aos objetivos de nosso trabalho. A partir das discussões e constatações obtidas nas reuniões desse núcleo nasceram um ebook e um livro impresso. Neste segundo ciclo, selecionamos 13 autoras e as dividimos em dois grupos, organizando nosso trabalho em duas frentes: “Damas literárias no contexto geral” e "Damas pretas literárias". Vale salientar que os estudantes não apenas resgataram autoras apagadas no cânone, mas também foram, eles mesmos, autores e responsáveis por tal resgate, gravando eternamente seus nomes como autores, produtores e senhores de suas histórias.
Palavras-chave: Autoria feminina , Cânone literário brasileiro, Leitura