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Projeto

HUM-8929: Incluza - conexão e acessibilidade para pessoas com TEA

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

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ícone Autoria Júlia Karoline Miranda Lima, Gabriela dos Santos Monteiro , Samuel de Paiva Santana
ícone Orientação Regina Morishigue Kawakami, Glaucia Gisele Tenório
ícone Instituição Etec Bento Quirino
ícone Etapa Finalista

Resumo

O projeto tem o escopo de ampliar o suporte a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) em contextos sociais e educacionais. O TEA é um transtorno de neurodesenvolvimento que se manifesta no início do desenvolvimento cerebral, afetando a área social, sendo uma base para o diagnóstico. Após pesquisas, constatou-se a falta de acessibilidade para pessoas com deficiência nas escolas, especialmente para autistas. Devido ao aumento de diagnósticos, o IBGE incluiu a questão sobre o autismo no questionário do Censo 2022, com a pergunta: “Já foi diagnosticado(a) com autismo por algum profissional de saúde?”. Como reflexo desse cenário, o Censo Escolar do Brasil registrou um aumento de 35,9% (totalizando 636.202) estudantes com TEA matriculados em instituições de ensino em 2023. Isso evidencia a urgência de inclusão e acessibilidade ao ambiente escolar, pois a falta de assistência compromete o desenvolvimento e a aprendizagem desses indivíduos. Diante dessa realidade, o projeto desenvolveu o aplicativo Incluza, utilizando o software Figma, que proporciona acessibilidade a crianças de diversas faixas etárias, com foco especial nos anos iniciais. O aplicativo oferece adaptações de conteúdo nas disciplinas de português, matemática e inglês, proporcionando atividades interativas, jogos simbólicos, cronogramas diários e exercícios que estimulam a comunicação e a atividade física. Essas funcionalidades visam tornar o aprendizado e a socialização mais envolvente entre as crianças. Além disso, o projeto oferece suporte às crianças com TEA, suas famílias e a equipe multidisciplinar que os acompanha. Portanto, o projeto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) segundo a Agenda ONU de 2023, nas categorias de Saúde e Bem Estar e de Educação de Qualidade, e segue as diretrizes do DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - 5ª Edição) garantindo uma abordagem precisa e adequada ao diagnóstico.

Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA), Inclusão, Acessibilidade

Foto do projeto