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Projeto

HUM-8985: PNL em evidência: aplicando o uso do “mapa não é território” - pressuposto da programação neurolinguística - no processo de auxílio do autoconhecimento dos adolescentes

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HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Psicologia

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ícone Autoria Déborah Borges Monteiro, Anna Melyssa Marinho Duarte, Mariana Sucupira de Melo
ícone Orientação Carlos Fonseca Sampaio, Rodrigo Aparecido Lopes Monteiro
ícone Instituição Escola Santa Teresinha
ícone Etapa Finalista

Resumo

O princípio "mapa não é território", derivado da Programação Neurolinguística (PNL), propõe uma reflexão profunda sobre a natureza da realidade humana. Essa ideia sugere que a percepção que cada um tem do mundo é apenas uma representação, não a realidade completa em si. Essa distinção é vital, pois permite reconhecer que nossas interpretações individuais são intrinsecamente limitadas e subjetivas. O conceito serve como uma ferramenta valiosa para fomentar a empatia e a tolerância entre as pessoas e ambientes. Ao entender que cada um de nós vê o mundo através de um prisma único, decorrente de nossas experiências e crenças pessoais, podemos aprender a valorizar e explorar uma diversidade de perspectivas. Essa habilidade não apenas enriquece nosso entendimento interpessoal, mas também amplia nossa eficiência ao lidar com desafios coletivos e individuais. Essa noção incentiva uma maior autoconsciência e um reconhecimento mais agudo das diferenças individuais, o que pode levar a uma maior cooperação e inovação no ambiente de trabalho. É neste âmbito que surge o projeto "PNL em Evidência", que tem como objetivo aplicar o princípio "mapa não é território" para apoiar adolescentes no desenvolvimento de maior autocontrole e autodescoberta. O projeto planeja utilizar transmissões ao vivo em plataformas de mídia social e materiais de leitura enriquecidos com entrevistas de especialistas para disseminar essas ideias. Essa estratégia é uma resposta à lacuna de autoconhecimento observada entre os jovens, que muitas vezes se encontram inseguros em relação ao futuro, sem metas claras e com uma percepção diminuída de suas próprias capacidades. Para adotar a abordagem "mapa não é território", o projeto pretende orientar os adolescentes através das complexidades das mudanças da vida, que muitas vezes podem ser fontes de limitações, ansiedades e incertezas. Esta abordagem promove confiança e resiliência, incentivando a auto exploração e a compreensão do mundo.

Palavras-chave: Autoconhecimento, Adolescentes, Divulgar

Foto do projeto