Cobre o conteúdo enquanto carrega
Projeto

HUM-8998: Explorando fronteiras virtuais: o uso da realidade virtual para o ensino da química - a cozinha como ambiente de aprendizagem

Ícone
HUM

Ciências Humanas

Sub-categoria

Educação

Play
ícone Autoria Livia Ferreira de Moraes, Luanderson Goronci Nunes dos Reis, Gustavo Correia Barbosa
ícone Orientação Thomaz Rodrigues Botelho, Walber Ronconi dos Santos
ícone Instituição IFES - Campus São Mateus
ícone Etapa Finalista

Resumo

Este projeto explora o uso da realidade virtual (RV) como uma ferramenta pedagógica inovadora para o ensino de química, integrando conceitos abstratos em um contexto prático e imersivo. Utilizando um ambiente virtual de cozinha, o simulador desenvolvido busca facilitar a compreensão de fenômenos químicos e promover uma experiência de aprendizado interativa e envolvente. A proposta surge da dificuldade dos estudantes em entender conceitos químicos apenas por meio de aulas tradicionais e da necessidade de abordagens que estimulem a curiosidade e o interesse pela disciplina. O objetivo principal é desenvolver um recurso educacional baseado em RV que permita aos estudantes realizar experimentos virtuais seguros e acessíveis, ampliando a compreensão dos conceitos químicos e o desenvolvimento de habilidades científicas, como pensamento crítico e resolução de problemas. Para avaliar o impacto da ferramenta, foi realizado um estudo com estudantes do ensino médio, utilizando um questionário de satisfação e usabilidade (System Usability Scale - SUS) depois da interação com o simulador. Os resultados preliminares indicam que a experiência em RV estimula o interesse e a motivação dos alunos, além de facilitar a visualização e aplicação prática de conceitos abstratos. Com base nos dados coletados, melhorias estão sendo implementadas para aperfeiçoar o sistema. Este trabalho contribui para a pesquisa em educação ao propor uma metodologia que combina tecnologia e ensino, oferecendo uma abordagem mais acessível, envolvente e alinhada com as necessidades dos estudantes do século XXI.

Palavras-chave: Realidade Virtual, Educação Interativa, Engajamento Escolar

Foto do projeto