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Projeto

SAU-8991: ProfSaúde: monitoramento da saúde dos professores em sala de aula

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SAU

Ciências da Saúde

Sub-categoria

Saúde Coletiva

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ícone Autoria Giovana Maria Cerqueira Braga , Letícia Sandim Rodrigues, Lucas Oliveira do Espirito Santo
ícone Orientação Leonardo Veloso de Oliveira, Shelomi Ferreira da Silva
ícone Instituições Colégio Pensi Casulo, Escola Terra dos Papagaios
ícone Etapa Finalista

Resumo

As escolas modernas enfrentam uma ampliação de responsabilidades, indo além do ensino tradicional para lidar com a inclusão, combate a desigualdades sociais e apoio psicológico. Contudo, essas demandas não são acompanhadas de melhorias na infraestrutura e suporte, sobrecarregando os professores e comprometendo sua saúde. Este estudo parte da hipótese de que ambientes escolares com elevada agitação, indisciplina e estímulos desagradáveis aumentam significativamente os níveis de estresse e desgaste emocional dos docentes. O objetivo central é avaliar como essas condições afetam a saúde dos professores, utilizando indicadores como intensidade sonora, variações nos batimentos cardíacos e autopercepção de estresse. A justificativa do estudo baseia-se na necessidade de compreender os impactos da sobrecarga docente em um cenário onde mudanças sociais transferiram responsabilidades familiares para a escola. Essa sobrecarga afeta não apenas a saúde física e mental dos professores, mas também a qualidade do ensino e o desempenho dos alunos. A pesquisa busca evidências para subsidiar a criação de estratégias pedagógicas e administrativas que promovam um ambiente escolar mais saudável, reduzindo o estresse docente e melhorando as condições de trabalho. Os dados coletados em diferentes etapas de ensino, descartando 10% dos valores extremos, mostraram que, em uma aula de 50 minutos, os professores passam, em média, 45 minutos expostos a níveis sonoros acima da faixa moderada (60 dB), com 10 minutos na faixa alta (acima de 80 dB). Além disso, registraram-se 200 minutos diários em estresse moderado (50%) e 120 minutos em estresse elevado (30%) em uma rotina de 8 aulas, totalizando 80% do tempo de trabalho em níveis inadequados de conforto emocional. Esses resultados reforçam a urgência de medidas para melhorar as condições laborais, destacando que a saúde dos professores é essencial para a eficácia do processo educacional e o desenvolvimento dos estudantes.

Palavras-chave: Professores, Saúde, Batimentos Cardíacos

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