Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
Resumo
As escolas modernas enfrentam uma ampliação de responsabilidades, indo além do ensino tradicional para lidar com a inclusão, combate a desigualdades sociais e apoio psicológico. Contudo, essas demandas não são acompanhadas de melhorias na infraestrutura e suporte, sobrecarregando os professores e comprometendo sua saúde. Este estudo parte da hipótese de que ambientes escolares com elevada agitação, indisciplina e estímulos desagradáveis aumentam significativamente os níveis de estresse e desgaste emocional dos docentes. O objetivo central é avaliar como essas condições afetam a saúde dos professores, utilizando indicadores como intensidade sonora, variações nos batimentos cardíacos e autopercepção de estresse. A justificativa do estudo baseia-se na necessidade de compreender os impactos da sobrecarga docente em um cenário onde mudanças sociais transferiram responsabilidades familiares para a escola. Essa sobrecarga afeta não apenas a saúde física e mental dos professores, mas também a qualidade do ensino e o desempenho dos alunos. A pesquisa busca evidências para subsidiar a criação de estratégias pedagógicas e administrativas que promovam um ambiente escolar mais saudável, reduzindo o estresse docente e melhorando as condições de trabalho. Os dados coletados em diferentes etapas de ensino, descartando 10% dos valores extremos, mostraram que, em uma aula de 50 minutos, os professores passam, em média, 45 minutos expostos a níveis sonoros acima da faixa moderada (60 dB), com 10 minutos na faixa alta (acima de 80 dB). Além disso, registraram-se 200 minutos diários em estresse moderado (50%) e 120 minutos em estresse elevado (30%) em uma rotina de 8 aulas, totalizando 80% do tempo de trabalho em níveis inadequados de conforto emocional. Esses resultados reforçam a urgência de medidas para melhorar as condições laborais, destacando que a saúde dos professores é essencial para a eficácia do processo educacional e o desenvolvimento dos estudantes.
Palavras-chave: Professores, Saúde, Batimentos Cardíacos