Ciências Sociais e Aplicadas
Direito
Resumo
Este estudo explora o potencial da impressão e modelagem 3D como ferramentas de empoderamento para jovens em centros de assistência social, com foco específico no Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASE) em Anápolis, Goiás. O projeto envolve a aplicação prática dessas tecnologias em oficinas educativas, utilizando materiais como impressoras 3D, computadores e softwares de modelagem. Através de um enfoque qualitativo descritivo, este trabalho investiga como a cultura maker e as técnicas de fabricação digital podem ser integradas para desenvolver habilidades, incentivar a criatividade, e promover a reintegração social de jovens infratores. Os resultados preliminares sugerem que, além de estimular o interesse por novos aprendizados e potenciais carreiras, a experiência com a impressão 3D proporciona aos participantes um senso de autonomia e competência, facilitando a colaboração e o trabalho em equipe. Este estudo conclui que a impressão 3D oferece oportunidades significativas para a educação e desenvolvimento profissional dos jovens em centros socioeducativos, reafirmando a necessidade de investimentos contínuos em tecnologias educativas inovadoras.
Palavras-chave: Educação Socioeducativa, Empoderamento Juvenil, Cultura Maker