Ciências Sociais e Aplicadas
Comunicação
Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar a produção e a repercussão do enunciado “faz o L”, veiculado, no ano de 2022, em um jingle da campanha eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva, então candidato à presidência do Brasil. A pesquisa é justificada pela necessidade de compreensão das dinâmicas de comunicação da atual sociedade, cada vez mais marcada pela digitalização e pela circulação acelerada de informações. Desse modo, à luz dos estudos da análise do discurso de linha francesa, analisamos um total de 450 postagens publicadas na rede social X (antigo Twitter) que continham o enunciado “faz o L” e cujo significado pudesse ser, minimamente, evidenciado a partir de seu uso. Os resultados indicam que, inicialmente, tal enunciado é usado em apoio a Lula ou a seu governo. Em um segundo momento, esse mesmo enunciado ganha grande repercussão e também passa a ser usado, em tom de ironia, contra Lula ou contra seu governo. Por fim, o enunciado “faz o L” passa a funcionar como uma metáfora disponível na língua, usado em discursos de outros campos, sem relação direta com o político.
Palavras-chave: Análise do Discurso, Faz o L, Aforização