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Projeto

SOC-7465: Análise discursiva de “faz o L”: das eleições às redes sociais

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SOC

Ciências Sociais e Aplicadas

Sub-categoria

Comunicação

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ícone Autoria Maria Clara Ferreira de Mello Gobbo
ícone Orientação Rafael Prearo Lima
ícone Instituição IFSP - Campus Bragança Paulista
ícone Etapa Finalista

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a produção e a repercussão do enunciado “faz o L”, veiculado, no ano de 2022, em um jingle da campanha eleitoral de Luiz Inácio Lula da Silva, então candidato à presidência do Brasil. A pesquisa é justificada pela necessidade de compreensão das dinâmicas de comunicação da atual sociedade, cada vez mais marcada pela digitalização e pela circulação acelerada de informações. Desse modo, à luz dos estudos da análise do discurso de linha francesa, analisamos um total de 450 postagens publicadas na rede social X (antigo Twitter) que continham o enunciado “faz o L” e cujo significado pudesse ser, minimamente, evidenciado a partir de seu uso. Os resultados indicam que, inicialmente, tal enunciado é usado em apoio a Lula ou a seu governo. Em um segundo momento, esse mesmo enunciado ganha grande repercussão e também passa a ser usado, em tom de ironia, contra Lula ou contra seu governo. Por fim, o enunciado “faz o L” passa a funcionar como uma metáfora disponível na língua, usado em discursos de outros campos, sem relação direta com o político.

Palavras-chave: Análise do Discurso, Faz o L, Aforização

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