Ciências Sociais e Aplicadas
Planejamento Urbano e Regional
Resumo
O desenvolvimento de produtos com energia sustentável desempenha um papel crucial na mitigação das mudanças climáticas. Ao optar por fontes de energia renováveis e tecnologias eficientes, pode-se reduzir significativamente as emissões de gases do efeito estufa, que são os principais responsáveis pelo aquecimento global. Dessa forma, a abordagem STEAM, que é a sigla para “science, technology, engineering, arts and mathematics”, representa a integração dessas cinco áreas no contexto educacional, enfatizando a interdisciplinaridade e a aplicação prática do conhecimento. Assim, inspirados pela abordagem STEAM, ao se investigar o mundo natural, realizar experimentos, formular hipóteses e buscar respostas para questões científicas, este estudo que está em desenvolvimento, utilizou materiais reciclados disponíveis na escola pública para originar protótipos, que convertam energias eólica e solar em energia elétrica no intuito de dirimir os impactos ambientais, auxiliar no enfrentamento das mudanças climáticas, proporcionar a diversidade energética para a sociedade e conscientizar sobre a necessidade da utilização das energias renováveis. Este projeto está sendo desenvolvido com o intuito de inovar e apoiar a sociedade na admissão dos métodos de energias alternativas dentro do contexto de sustentabilidade. A metodologia foi realizada por etapas, iniciando com “brainstorming”, seguido de pesquisas bibliográficas, estudo, interpretação dos resultados, desenvolvimento dos protótipos e de um jogo interativo, bem como o diário de bordo, registrando todas as etapas desse processo de criação de uma escola sustentável, um barco sustentável, um gerador eólico, um carro movido a energia solar e um transformador cinético, que simulam o uso das energias renováveis, como energia alternativa, em busca de um futuro melhor para as populações.
Palavras-chave: Energias renováveis, STEAM, Sustentabilidade