Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

EXA011 - Helply, um aplicativo educacional interativo, jovem e imediato

Ícone
EXA

Ciências Exatas e da Terra

Sub-categoria

Ciência da Computação

Play
ícone Autoria Paulo Henrique Francisco Felipe, Luiza Viana Souza
ícone Orientação André Luís dos Reis Gomes de Carvalho

Resumo

O projeto é uma alternativa para ajudar o estado atual da educação no Brasil e encontrar um meio de combater o déficit educacional causado pela necessidade do isolamento social. Estudos indicam o quanto a educação ficou defasada durante a pandemia, e com a adaptação desorganizada para o ensino remoto, é mais que necessária uma solução para que os alunos aprendam aquilo que não foi aprendido. Além disso, diversos estudantes relatam que seu baixo rendimento durante o isolamento social se deve à falta de interatividade e à dificuldade de manter o engajamento durante as aulas online. O objetivo do projeto é ajudar os estudantes do ensino médio a melhorar seu desempenho em disciplinas que estejam com dúvida, já que não aprenderam por conta da pandemia. Visando fazer uma diferença na educação brasileira atual, surgiu o aplicativo mobile Helply, no qual os alunos usarão o sistema de monitoria, em que outro estudante que entenda do assunto possa ajudá-lo a sanar suas dúvidas. Os dois estarão conectados em tempo real através de uma chamada de voz, ou por um chat de texto, e será ensinado aquilo que o aluno tem vontade de aprender. Para desenvolver o projeto, foi utilizado o IDE Android Studio, sendo programado em Java e com as telas estruturadas em layouts XML. Foi usado o MySql para desenvolver o banco de dados e também foi criada uma API Restful, usando o ASP.NET Web API. O desenvolvimento da plataforma foi feito a partir da metodologia ágil de projetos SCRUM, separando em quatro sprints, cada uma com tarefas organizadas usando Product Backlog. O projeto tem sua conclusão prevista para o final de novembro, onde será possível analisar a eficácia da solução defendida. Até agora, é possível concluir, após levantar diversos dados e analisar o estado da educação após essa pandemia causada pela Covid-19, que o Helply, um aplicativo mobile em que estudantes ajudam uns aos outros, através de um sistema de monitorias, pode ser uma alternativa eficiente para a reversão desse déficit.​

Palavras-chave: Educação , Acessibilidade, Pandemia