Ciências Exatas e da Terra
Matemática
Resumo
A tecnologia está cada vez mais necessária para se viver, conviver e para produzir na sociedade, como consequência desta dependência as escolas devem trabalhar com ferramentas que possam preparar os estudantes para o desenvolvimento das competências e habilidades que resultem em autonomia, autoconfiança, autoestima e autodeterminação que são características presentes numa educação voltada para o século XXI. Dessa forma, pensando em como auxiliar e estimular os estudantes no seu processo de aprendizagem na matemática, pensou-se num recurso que propusesse atividades desafiadoras aos estudantes dentro do ensino da geometria plana. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um simulador interativo que possibilite aliar o uso da animação com a disciplina de matemática convidando o aluno a ser o protagonista da história e da construção de seu conhecimento, isto é, deixar mais atraente e motivador a forma como é aprendido o conteúdo sobre geometria plana, optou-se pelo software Scratch como plataforma de criação, por ser livre e ter tutoriais em português além de uma aplicação de questionários como forma de avaliar o projeto para alunos. Como resultado, percebeu-se que o uso modelo tornou a aprendizagem mais agradável e motivadora, transformando o jogo numa poderosa ferramenta de ensino da geometria plana, não só para os estudantes como também para os professores, auxiliando-os na sua prática pedagógica.
Palavras-chave: Matemática, Geometria Plana, Plataforma Scratch