Ciências Exatas e da Terra
Física
Resumo
Oportunizar metodologias ativas aos alunos da educação básica se faz cada dia mais importante e fundamental, haja vista que as necessidades dos alunos, principalmente àqueles em vias de ingresso ao ensino superior, estão cada vez mais expostas e ao mesmo tempo fragilizadas pelas lacunas educacionais formadas ao longo de seu período escolar, principalmente nas escolas públicas. Propiciar então uma educação amparada não somente por teorias, mas também, através da real construção da aprendizagem participada por todos os atores no processo, utilizando diferentes métodos, plataformas recursos tecnológicos, toda e qualquer forma de estratégia que facilite e oferte condições assertivas para a aprendizagem torna-se cada vez mais urgente ao passo que esses jovens estão presos em uma bolha bombardeada por uma carga enorme de informações desconexas, inverídicas e por muitas vezes sem relevância à realidade compreendida por eles. Ressignificar a aprendizagem através da metodologia de projetos, promovendo a importância da construção desse conhecimento com fundamentação, contextualizando-as através de práticas experimentais é a oportunidade em promover e valorizar a participação do aluno em processos que culminam na iniciação científica, qualificando-os à aprendizagem e remodelando a participação de docentes como orientadores e interlocutores do processo. Nesse sentido, utilizou-se a participação de alunos em uma competição nacional, a Mostra Brasileira de Foguetes, com a finalidade de se promover uma aprendizagem na área das ciências da natureza, como também propiciar a alfabetização científica, mitigando as lacunas formadas ao longo do processo de ensino e de aprendizagem. Por meio desse processo, os resultados obtidos ao longo desta jornada se traduziram na conquista de medalhas e em oportunidades para se aprimorar o projeto em uma nova oportunidade.
Palavras-chave: Foguete de garrafa PET, Propelente sólido, Aprendizagem baseada em projetos