Ciências Humanas
Psicologia
Resumo
O presente estudo teve por objetivo pesquisar a influência da autoestima na vida escolar de jovens durante o isolamento social. Assim, procurou-se entender e exemplificar as consequências que a autoestima desencadeia na vida das pessoas, especialmente na fase da adolescência. Para isso, investigaram-se os índices de desenvolvimento do aprendizado de adolescentes com problemas relacionados às suas respectivas auto-imagens. Procurou-se, também, verificar se haveria diferenças na autoestima entre gêneros, idades e escolas. Assim, para execução deste trabalho, conduziu-se uma pesquisa com 120 adolescentes, de ambos os sexos, estudantes de primeiro e segundo anos do ensino médio. O instrumento utilizado para calcular a autoestima dos estudantes foi a escala de Rosenberg - unidade de medida universal - a qual estabelece padrões que visam à avaliação de índices de autoestima. Os dados foram coletados em 2018 e, novamente, em 2021, em duas escolas, sendo uma delas privada e a outra pública. Analisaram-se diversos casos de baixa autoestima em ambas as escolas e em todos os gêneros, observando-se um declínio descomunal nas taxas de autoestima saudável, se comparados os dados de 2018 e 2021. A partir da análise dos resultados, observou-se uma elevação de casos de baixa autoestima entre os jovens de diferentes escolas e séries. Acredita-se que muitos destes casos foram agravados pelo isolamento social decorrente da pandemia do coronavírus. Foi notável a influência que o isolamento causou e como afetou negativamente a autoestima de muitos jovens. Concluiu-se, portanto, que o desenvolvimento da autoestima é fundamental para o rendimento escolar adequado dos estudantes, sobretudo no período da adolescência
Palavras-chave: Autoestima, Adolescência, Isolamento