Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
Resumo
O isolamento social em decorrência da pandemia de Covid-19 nos impôs o inusitado desafio de trabalhar com uma horta escolar sem pleno acesso ao espaço plantado para a execução das nossas atividades. Em função disso, aprimoramos as nossas mídias sociais e passamos a ter como principal objetivo promover ações de ensino de ciências, particularmente a botânica, e de educação alimentar e nutricional por meio de estratégias de divulgação científica através de um perfil no Instagram. Nossa proposta de trabalho está balizada nos conceitos de cegueira botânica, plantas alimentícias não-convencionais, divulgação científica e endereçamento. Todas as nossas postagens são elaboradas com compartilhamento de roteiro e edição das imagens e vídeos de forma participativa e atualmente nosso perfil conta com 13 categorias de postagens. Como resultados, temos mais de 3500 seguidores, distribuídos por diversas cidades do Brasil e no exterior, sendo nosso público majoritariamente feminino com idade entre 18 e 44 anos. Totalizamos mais de 13420 curtidas em nosso perfil. Em relação às categorias de postagens, destacamos duas com mais interações: os carrosséis e os reels. O carrossel com maior número de curtidas foi sobre “ora-pró-nóbis”, com um total de 265 curtidas, 25 comentários e 33 salvamentos e o reels com mais destaque sobre “peixinho da horta” foi visto 1791 vezes, com 87 curtidas, 19 comentários e 13 salvamentos. Através de nossas mídias sociais estamos popularizando e difundindo a ciência por meio de nossas publicações. Por fim, entendemos que nossas ações têm sido promotoras de aprendizagens também para os estudantes e profissionais envolvidos no projeto.
Palavras-chave: Hortas escolares, Horta midiatizada, Divulgação científica