Cobre o conteúdo enquanto carrega
As votações estão encerradas. Confira os projetos mais populares.
Projeto

SAU219 - Como trabalhar com horta sem a horta? Midiatização de uma horta escolar

Ícone
SAU

Ciências da Saúde

Sub-categoria

Saúde Coletiva

Play
ícone Autoria Rafael de Carvalho Senna, Giovanna do Espírito Santo Pereira, Pedro Lopes Machado
ícone Orientação Juliana de Oliveira Ramadas Rodrigues, Luciana Ferrari Espíndola Cabral
ícone Instituição CEFET-RJ - Campus Maria da Graça

Resumo

O isolamento social em decorrência da pandemia de Covid-19 nos impôs o inusitado desafio de trabalhar com uma horta escolar sem pleno acesso ao espaço plantado para a execução das nossas atividades. Em função disso, aprimoramos as nossas mídias sociais e passamos a ter como principal objetivo promover ações de ensino de ciências, particularmente a botânica, e de educação alimentar e nutricional por meio de estratégias de divulgação científica através de um perfil no Instagram. Nossa proposta de trabalho está balizada nos conceitos de cegueira botânica, plantas alimentícias não-convencionais, divulgação científica e endereçamento. Todas as nossas postagens são elaboradas com compartilhamento de roteiro e edição das imagens e vídeos de forma participativa e atualmente nosso perfil conta com 13 categorias de postagens. Como resultados, temos mais de 3500 seguidores, distribuídos por diversas cidades do Brasil e no exterior, sendo nosso público majoritariamente feminino com idade entre 18 e 44 anos. Totalizamos mais de 13420 curtidas em nosso perfil. Em relação às categorias de postagens, destacamos duas com mais interações: os carrosséis e os reels. O carrossel com maior número de curtidas foi sobre “ora-pró-nóbis”, com um total de 265 curtidas, 25 comentários e 33 salvamentos e o reels com mais destaque sobre “peixinho da horta” foi visto 1791 vezes, com 87 curtidas, 19 comentários e 13 salvamentos. Através de nossas mídias sociais estamos popularizando e difundindo a ciência por meio de nossas publicações. Por fim, entendemos que nossas ações têm sido promotoras de aprendizagens também para os estudantes e profissionais envolvidos no projeto.

Palavras-chave: Hortas escolares, Horta midiatizada, Divulgação científica