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Projeto

SOC288 - Instrumento interativo educacional como forma de auxílio a pessoas com deficiência visual na compreensão de espaços arquitetônicos

Ícone
SOC

Ciências Sociais e Aplicadas

Sub-categoria

Arquitetura e Urbanismo

Play
ícone Autoria Samara Luzia Morais Rodrigues
ícone Orientação Antonio Serginaldo de Oliveira Bezerra, Maria Vitória Siqueira da Silva
ícone Instituição E.E. Monsenhor Raimundo Gurgel

Resumo

Um problema recorrente vivido por pessoas com alguma deficiência visual é justamente a falta de inclusão. A inclusão se dá em vários sentidos, desde a adaptação de locais de grande fluxo de pessoas, até políticas de acessibilidade mais amplas. O seguinte projeto busca através de um dispositivo contendo uma maquete detalhada feita a partir da impressão 3D e do QR Code permitir ao deficiente visual ter um conhecimento prático das estruturas arquitetônicas de prédios públicos da cidade de Mossoró. O projeto consiste em recriar o espaço público externo em tamanho reduzido, explorando todos os detalhes, juntamente com uma história do prédio e a importância desse espaço como atração turística. Para o desenvolvimento desse dispositivo, o projeto foi dividido em duas partes. Na primeira, foi desenvolvido um modelo do espaço em 3D enfatizando todos os detalhes do prédio escolhido; e na segunda, foi criado um QR Code, capaz de especificar através de um dispositivo sonoro a estrutura e a história do prédio. Foi desenvolvida uma estrutura em acrílico que permite ao deficiente visual fazer a leitura do código com maior facilidade. O dispositivo possibilitará aos deficientes visuais conhecer estruturas de sua própria cidade, além de fornecer uma ferramenta educacional de grande importância.

Palavras-chave: Deficientes Visuais, Dispositivo, Inclusão

Foto do projeto