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Projeto

EXA-2138: FisiCat: a física gamificada

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EXA

Ciências Exatas e da Terra

Sub-categoria

Física

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ícone Autoria Jenniffer Oliveira Checchia, Gabriel Quinquim Zanelato Santana
ícone Orientação Robson Santos Gobbi, Eros Silva Spalla
ícone Instituição IFES - Campus São Mateus
ícone Etapa Finalista

Resumo

Uma vez reconhecido o marco socioprofissional que a internet, sua organização e desenvolvimento mostraram ser, torna-se imprescindível compreender as novas necessidades educacionais dos cidadãos e futuros profissionais afetados por elas. Nesse contexto, a gamificação vem sendo estudada e abordada como estratégia de engajamento e ampliação da capacidade pedagógica tradicional. Tendo em vista o abordado, o trabalho objetivou utilizar da plataforma Scratch como ferramenta base para a criação de um ambiente de aprendizagem interativo e gamificado a fim de potencializar o ensino de física na educação básica. A partir de discussões, análise de artigos e melhoria de protótipos, tem-se o projeto final: uma página no Scratch denominada “FisiCat”, que utiliza-se de resumos, questões revisionais, simuladores e reforços positivos. Os usuários podem aprender sobre física mecânica e física de partículas. Uma vez iniciada a sessão, o avatar instrui o usuário sobre como utilizar cada área desse ambiente virtual de aprendizagem. Transcorrido a partir de diversos níveis que constroem uma aprendizagem linear e intuitiva, o usuário recebe diversos reforços positivos (mesmo em caso de erro, desmistificando o “medo de errar”) e pontuações à medida que perpassa as atividades e fases. Os pontos podem ser trocados por outras aparências de avatar, em uma sessão denominada “loja”.

Palavras-chave: Gamificação, Scratch, Física

Foto do projeto