Ciências Exatas e da Terra
Matemática
Resumo
O estudo em questão apresenta uma reflexão acerca da utilização do uno matemático nas aulas de matemática enquanto dispositivos que auxiliam no desenvolvimento de competências matemáticas no ensino fundamental II. Tem por objetivo analisar, a partir da visão dos estudantes sobre as aulas de matemática, se a proposta implantada, a qual difere do método expositivo/explicativo, atende às necessidades dos estudantes e se elas constituem de fato propostas eficazes de ensino/aprendizagem de matemática. Dada a necessidade de se utilizar métodos que desenvolvam nos estudantes o desejo de aprender e o interesse por essa área do conhecimento, propôs-se uma pesquisa a partir do tradicional jogo de cartas UNO, uma versão adaptada, com a qual é possível trabalhar alguns conceitos de sequência e apresentar conteúdos que os alunos sentem dificuldades em aprender. A pesquisa foi aplicada na escola da rede municipal de ensino de tempo integral no município de Bela Cruz, localizada na comunidade de Matriz. A abordagem utilizada foi a qualitativa, e como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário. A partir dessa proposta, foi possível analisar, do ponto de vista dos estudantes, que o trabalho com jogos e/ou atividades lúdicas contribuem para a aprendizagem em matemática.
Palavras-chave: Uno matemático, Ensino-aprendizagem, Ludicidade