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Projeto

BIO-5069: Nanoaventura - uma jornada insulínica: utilizando um jogo digital como instrumento pedagógico para facilitar a compreensão sobre nanomedicamentos

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BIO

Ciências Biológicas

Sub-categoria

Biologia Geral

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ícone Autoria Isabela Possídio Amorim, Ana Luiza Dias Sodré
ícone Orientação Jonatan Pinto Cavalcante , Amanda Ramos de Mattos Thomé
ícone Instituição Colégio Alfa CEM Bilíngue
ícone Etapa Finalista

Resumo

Atualmente, as alternativas para o tratamento da diabetes tipo 1 são consideradas invasivas, gerando um desconforto ao enfermo. Diante dessa problemática, os nanomedicamentos surgem como uma opção viável para melhorar essa realidade. Essa forma farmacêutica se baseia no uso da nanotecnologia visando otimizar a administração do medicamento para órgãos específicos, fazendo com que haja uma melhoria na eficácia e segurança no tratamento. Portanto, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um jogo digital, intitulado “NanoAventura: uma jornada insulínica” a fim de contribuir para um entendimento amplo sobre a atuação de um nanomedicamento, um tema considerado bastante complexo, que reflete a intenção de apresentar uma alternativa mais confortável para o tratamento de diabetes tipo 1, que não envolva lidar com o desconforto de agulhas ou com a constante necessidade de medição. Diante do exposto este jogo foi programado com a intenção de abranger o tema para diversas faixas etárias. Além disso, ele apresenta o trajeto do medicamento pelo corpo, ratificando as vantagens deste tipo de tratamento frente aos tradicionais. Com o jogo digital desenvolvido, espera-se facilitar a compreensão sobre nanomedicamentos e seus processos extensos e complexos a partir da utilização de termos que simplifiquem o entendimento das informações biológicas. Dessa forma, espera-se romper com o distanciamento sobre a nanotecnologia nos ambientes escolares, a partir da contribuição do jogo digital para maior disseminação dessa temática.

Palavras-chave: Nanomedicamentos, Diabetes, Jogo digital

Foto do projeto