Ciências Biológicas
Farmacologia
Resumo
Com base em nossos estudos, percebemos que alguns estudiosos vão definir que a acne é um processo inflamatório das glândulas pilossebáceos que acometem a região cutânea, comum em adolescentes, principalmente do gênero masculino, porém qualquer pessoa pode desenvolver esta infecção, pois a aparição de acnes está ligada a fatores hormonais, genéticos, emocionais, estresse e alimentação. Nessa perspectiva, compreendemos a acne como um problema que vai além de um problema dermatológico, chegando ao âmbito psicológico, que pode ser momentâneo, ou que pode causar cicatrizes profundas, atuando contra a autoestima, contra a autoconfiança, conduzindo o indivíduo para um quadro de depressão. Esse trabalho tem como objetivo analisar o impacto psicossocial, em diferentes faixas etárias, que a acne causa, bem como pensar e desenvolver tratamentos alternativos para esse problema. O trabalho foi desenvolvido por etapas. Na primeira, nos dedicamos em fazer uma revisão bibliográfica, com a finalidade de compreender o que é a acne e os danos externos e internos que podem causar no sujeito. Na segunda etapa, desenvolvemos dois produtos que tinha como função o combate ou a diminuição dos danos ocasionados pelas acnes. Por fim, na terceira etapa, nos dedicamos a fazer os testes de eficácia do produto. Nesse viés, optamos por elaborar produtos que tinham em sua composição elementos naturais, diminuindo o risco de alergias ou irritabilidade da pele. Todavia, considerando a eficiência e custo, uma vez que, a maioria dos produtos farmacêuticos destinados a este problema são caros e fora da realidade de muitos. Os resultados foram além do esperado, pois os ingredientes utilizados, não só ajudaram a diminuir o problema como o tratou sem agredir a pele. Espera-se para uma nova fase do projeto, pensar em qualificar o produto em laboratório, bem como patentear a marca e fazer investimento, uma vez que despertou nos pesquisadores o interesse de empreender.
Palavras-chave: acne, autoestima, hormônios