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Projeto

BIO-6052: "Vem molecada!" CEFET-RJ no ensino de ciências nos anos iniciais do município

Ícone
BIO

Ciências Biológicas

Sub-categoria

Biologia Geral

ícone Autoria Camile Vitória Izidro do Nascimento, Jorge Emanuel de Lima Neto, Ágatha Valentim dos Santos
ícone Orientação Guilherme Inocêncio Matos, Augusto Alves Machado
ícone Instituições CEFET-RJ - Campus Maracanã, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
ícone Etapa Semifinalista

Resumo

A prática educativa baseada no emprego de projetos oportuniza, a partir da vivência dos alunos, o trabalho com valores humanos, associado às histórias de vida dos educandos e ao conhecimento escolar. Esta forma de lidar com o conhecimento permite a integração da vida cotidiana com a sistematização do conhecimento escolar e sociocultural, ampliando e transformando este conhecimento em utilidade para a vida. A aprendizagem de procedimentos científicos é fundamental para que o aluno compreenda o mundo em que ele vive e discuta as relações do homem com a natureza. Em linhas gerais, desde 2019, docentes e discentes do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) e de duas escolas municipais do entorno desenvolvem, em conjunto, atividades para o ensino de ciências para alunos das séries iniciais do ensino fundamental I (EFI), porém relatamos aqui as atividades desenvolvidas ao longo de 2023. O planejamento, a construção e os objetivos para cada atividade são articulados conjuntamente e buscam oferecer aos alunos a oportunidade de consolidar conhecimentos em ciências, através da ampliação de vivências científicas em laboratórios, bem como no bosque do CEFET-RJ. O projeto aqui realizado atingiu 11 turmas das escolas municipais envolvidas (além dos alunos do CEFET-RJ), desde a educação infantil até o 5º ano do EF. O trabalho teve foco em auxiliar as escolas no desenvolvimento de projetos propostos pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, no âmbito do programa “Esse Rio é Meu”, que visava realizar ações de valorização e proteção do Rio Maracanã localizado nas imediações. Sendo assim, posteriormente, pudemos ampliar a discussão sobre a diversidade e potencialidades dos rios para a melhoria da qualidade de vida. Adicionalmente, com a expansão do trabalho, ações para além da biologia têm sido propostas, com destaque para o estudo de enchentes e tecnologias sustentáveis importantes para a conservação ambiental.

Palavras-chave: Anos iniciais do Ensino Fundamental, Ensino de ciências, Educação para sustentabilidade